sábado, 28 de janeiro de 2017

Curiosidades do Miss Universo

A representante brasileira é Raissa Santana,
baiana, mas que venceu
o concurso representando o Paraná,
estado onde mora
A escolha da nova Miss Universo vai acontecer domingo, dia 29. O concurso permite à ganhadora do concurso viajar durante um ano por todo o mundo, para participar de ações beneficentes e residir durante esse tempo em New York

Além da vencedora e das finalistas, outros prêmios especiais são entregues: Traje Nacional, Miss Fotogenia e Miss Simpatia, eleita por suas companheiras.

Caso uma Miss Universo não puder cumprir suas obrigações, ela deverá ceder seu lugar à segunda colocada.

A Coroa
1952: a primeira coroa do Miss Universo era uma réplica em miniatura da coroa usada pela Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, com pedras em uma base de veludo, presa na cabeça por uma faixa branca.

1963-2001: a quinta coroa do Miss Universo é, sem dúvida, a mais emblemática, conhecida e usada. Ela serviu de inspiração para outros concursos, em todos os níveis. Trata-se de uma coroa fina feita de brilhantes, com adornos em forma de ondas. No centro, uma forma oval contém a figura delicada de uma mulher com os braços abertos (o logo do Miss Universo até 1997), de pé sobre um círculo. 

A Miss Universo 1970, Marisol Malaret, foi a primeira vencedora do concurso a conservar a coroa como parte dos prêmios - tradição que continuou até a peça ser descontinuada, em 2001.

De 2002 a2007 a sexta coroa do Miss Universo, “A Fênix”, foi uma peça feita de 18 quilates de diamantes, 800 brilhantes e 120 pérolas, cultivadas especialmente para ela. Seu valor oscilava por volta de 250 mil dólares e as ganhadoras nesse período conservavam uma tiara de menor valor e tamanho - réplica da coroa. 

De 2009 a 2013, a oitava coroa do Miss Universo, foi escolhida por internautas de todo o mundo. A The Miss Universe Organization encarregou a empresa Diamond Nexus Labs, célebre por criar pedras preciosas em um ambiente ecológico, de desenhar três coroas. Os fãs puderam votar em sua favorita.
Os três modelos que a Diamond Nexus Labs levou à votação se chamavam Peace (Paz), Unity (Unidade) e Hope (Esperança). O design mais votado foi o Peace (Paz). 

De 2014 a 2015 a empresa checa Diamond International Corporation, expert em diamantes, desenhou uma nova coroa, usada pela primeira vez por Paulina Vega, que venceu 2014. A coroa custou 300 mil dólares, pesa 411 gramas e possui uma base com ganchos que evitam quedas. A base de ouro branco de 18 quilates é adornada por 198 safiras pequenas. Na estrutura principal, 33 cristais Bohemia simulam edifícios altos com 311 diamantes incrustados. Cinco grandes pedras de topázio azul adornam e contrastam com todo o desenho.

A Faixa
Outro elemento símbolo ao Miss Universo é a faixa com a qual se reconhece a rainha da beleza. Nela, se lê o título “Miss Universe”. Ela é colocada sobre o ombro direito da vencedora, atravessando seu torso, até cair sobre a parte esquerda do quadril. A faixa passou por diversas mudanças nos 63 anos do concurso.

Mais curiosidades e recordes do Miss Universo
A Miss Universo mais alta é Amelia Vega (2003), com 1,84 m.
A Miss Universo mais baixa é Apasra Hongsakula (1965), com 1,62 m.

A primeira Miss Universo de língua espanhola foi Gladys Zender (1957), do Peru.

As Misses Universo mais jovens foram Armi Kuusela (1952), Christiane Martel (1953) e Gladys Zender (1957). As três tinham 17 anos quando foram eleitas.

Leila Lopes, de Angola (2011), é a Miss Universo com o reinado mais longo. Foram 15 meses e sete dias.

O reinado da venezuelana Gabriela Isler atravessou três anos. Ela foi coroada no final de 2013, manteve o título durante todo o ano de 2014 e o entregou no começo de 2015, completando 14 meses e 16 dias de reinado.

Paulina Vega (2014) é a única Miss Universo cujo reinado transcorreu no mesmo ano. Ela foi coroada em janeiro de 2015 e entregou o título em dezembro do mesmo ano. 

As misses não podem ser casadas, divorciadas ou mães. A regra foi criada depois que a Miss Finlândia, Armi Kuusela, abandonou, em 1952, suas funções para se casar com um empresário filipino. A regra chegou a ser aplicada o Brasil. A bela gaúcha Joseane de Oliveira, que participou do Big Brother Brasil 3, de 2003, perdeu a chance de concorrer ao Miss Universo porque havia se casado em 1998, quando tinha 17 anos. O título passou para a catarinense Thaisa Thomsem. Joseana admitiu que escondeu sua situação para realizar o sonho de ser miss.

Donald Trump já foi o "dono" do concurso. Em 1996 ele comprou a Miss Universe Organization, mas a vendeu nove anos depois, em 2015.

A eleição da Miss Universo acontece domingo, 29 de janeiro, a partir das 10 horas, com transmissão pelo canal pago TNT, canal pago,  e pela Band, canal aberto.

Nenhum comentário: