quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como afastar a fome e facilitar a perda de peso

Quem nunca desistiu da dieta após um deslize e chegou à conclusão que seria impossível vencer essa sensação? Embora uma das premissas do emagrecimento seja, de fato, a redução da ingestão calórica, isso não significa que “fechar a boca” seja a melhor estratégia

“Nem sempre é preciso reduzir drasticamente a quantidade de alimentos ingeridos ou ficar longos períodos de jejum. A melhor aposta é fazer substituições estratégicas, apostando na qualidade do que entra no cardápio. Além disso, alimentos funcionais são grande aliados nessa hora, alguns deles são capazes, inclusive, de manter a glicemia estável e retardar o esvaziamento gástrico, proporcionando assim um controle melhor do apetite”, explica a nutricionista Sinara Menezes.

Muita fibra!
Uma das maneiras mais eficazes de reduzir a fome é apostar em alimentos ricos em fibras solúveis: além de exigirem um trabalho maior do sistema digestivo devido sua complexidade, eles formam uma espécie de gel causando a sensação de “estômago cheio”. Outra grande vantagem é que as fibras não são totalmente digeridas pelo organismo e, ao atravessar o aparelho gastrointestinal, carregam consigo parte da gordura dos alimentos, reduzindo sua absorção.

“Dentre os funcionais, o agar agar é um tipo de alga composta quase que totalmente por fibras solúveis (mais de 90%), propriedade que além de melhorar o transito intestinal, faz com que se uma pequena quantidade ingerida seja suficiente para driblar a sensação de fome”.

Aposte nas proteínas
Proteínas, sobretudo de fonte animal, são muito conhecidas na dieta de atletas. Isso porque são responsáveis pela formação dos músculos e auxiliam na saciedade. Além de serem digeridas de forma mais lenta, são fontes de aminoácidos, pequenos compostos que, no organismo, tem o papel de formar os tecidos. E mais, alguns aminoácidos podem ajudar significativamente no emagrecimento. “A fenilalanina ajuda a suprimir o apetite, pois estimula a produção de substâncias como a dopamina, norepinefrina e colecistocinina, todos relacionados ao controle da fome. O triptofano reduz a ansiedade e é precursor da serotonina, substância que, quando em falta, propicia o descontrole alimentar”.

Há opções para quem não come carne. “A Spirulina é uma microalga que possui praticamente todos os aminoácidos, essenciais e não essenciais. Uma pequena quantidade deste funcional confere uma porção elevada de proteínas e fibras, ajudando na saciedade e na recuperação muscular”. Estudos apontam que a spirulina é um dos alimentos mais completos do ponto de vista nutricional, tendo concentração de ferro, cálcio e proteínas mais elevada do que um corte de carne, por exemplo.

O Colágeno é um nutriente famoso por seu poder de preservar a saúde da pele. Mas você sabia que ele também ajuda a controlar a fome? Ao entrar em contato com a água, a proteína se expande, ocupando mais espaço no estômago.

Controlando o volume estomacal
Para evitar o temido efeito sanfona, a melhor medida é apostar numa alimentação equilibrada e na redução gradativa do tamanho do prato. “Quando comemos demasiadamente, o estomago vai se tornando flácido, o que, com o tempo, exigirá uma ingestão cada vez maior de alimentos. Porém, é possível mudar esta condição naturalmente, através de hábitos saudáveis, como fracionar as refeições, ingerindo pequenas porções a cada três horas, por exemplo. Além disso, leva um tempo até o cérebro “entender” que estamos comendo, portanto é recomendado fazer as refeições sem pressa”.

Dica: é aconselhável sempre beber um copo de água quando sentir aquela fome fora de hora. Muitas vezes o que precisamos neste momento não é de comida, mas sim de hidratação.


Fonte: Nature Center

Nenhum comentário: