terça-feira, 13 de junho de 2017

Tricologista fala sobre as técnicas No e Low Poo

No e low poo significam, respectivamente, pouco e nenhum shampoo 

Os conceitos surgiram nos Estados Unidos com Lorraine Massey, autora do livro O Manual da Garota Cacheada: O Método Curly Girl. Além de difundir as técnicas por meio de seu livro, Lorraine também montou junto com seu parceiro, o brasileiro, Denis da Silva, a marca Deva Curl, voltada para o no e low poo, com produtos que não contém em sua composição ativos presentes nas marcas de shampoos e condicionadores como os sulfatos e os petrolatos e que, de acordo com os adeptos às técnicas, podem danificar nossos cabelos sem que saibamos. 

Para a dermatologista e tricologista Dra. Anna Cecília Andriolo, esse é um dos temas mais controversos no universo da dermatologia. "A ideia do no e low poo surgiu para atingir inicialmente pessoas de cabelos crespos e cacheados, naturalmente mais frágeis, secos e quebradiços do que os outros tipos de cabelo. Essa secura, inclusive, faz com que os cabelos tenham uma necessidade menor de serem lavados do que os cabelos lisos ou ondulados, que possuem uma oleosidade maior na raiz e nos fios", explica a Dra Anna.

São métodos eficazes, mas que exigem um certo cuidado na hora de serem utilizados, já que, em casos de cabelos oleosos, podem não alcançar a eficácia pretendida e não limpar adequadamente o couro cabeludo. Diferente do que pensam, os sulfatos não são agentes ruins e são certificados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com a garantia de que não há potencial carcinogênico na substância. Os sulfatos nada mais são do que agentes limpadores que provocam espuma e removem a sujeira a oleosidade do couro cabeludo. A Dra. Anna explica que o que muda é o grau de força desses limpadores, que podem variar de acordo com a necessidade de cada fio, não significando necessariamente que o agente fará mal à saúde do cabelo.


“Os métodos de no e low poo não fazem mal para a saúde dos cabelos, A única recomendação é que se fique atento ao seu tipo de cabelo antes de optar pelo no poo ou low poo, já que esses procedimentos podem não ser efetivos em todos os casos, devendo-se sempre seguir aquilo que é mais adequado para cada tipo de fio", ressalta a especialista.

Nenhum comentário: