terça-feira, 8 de agosto de 2017

Juntos contra o melanoma reúne profissionais de beleza

Juntos Contra o Melanoma reúne profissionais renomados e promove workshops gratuitos nesta sexta-feira (11) e sábado (12), em São Paulo

Para disseminar conhecimento sobre o tema, o Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) criou o Juntos Contra o Melanoma, programa para incentivar o diagnóstico precoce por meio da orientação de profissionais que podem desempenhar papel importante na detecção da doença, como cabeleireiros, podólogos e tatuadores.

A primeira ação do programa, realizada em parceria com o Instituto Melanoma Brasil, acontece na próxima sexta-feira (11), com a realização de três workshops gratuitos ministrados por médicos integrantes do GBM. Com duração de 1h30, os encontros acontecerão simultaneamente e trarão informações gerais sobre a doença, seus sinais, sintomas e dicas de como os profissionais poderão sugerir o encaminhamento médico ao identificar uma pinta ou mancha suspeita em seus clientes.

O melanoma avançado é responsável por mais de 1,5 mil mortes por ano no Brasil. Esse número é muito alto para uma doença com chances de cura superiores a 90% se diagnosticada na fase inicial. “Muitos estudos apontam a importância de dialogar com esses profissionais. E é justamente esse aprendizado que nos propormos a oferecer. Queremos estabelecer uma nova referência nas campanhas de conscientização, muito além das concentradas em proteção solar. Pouco se educa a população sobre a doença e está na hora de ir adiante”, afirma o dermatologista Elimar Gomes, idealizador do programa e presidente do GBM.

Workshops especializados
Dois painéis são direcionados aos profissionais da beleza. “Você consegue encontrar um melanoma no couro cabeludo” é voltado aos cabeleireiros, considerados valiosos colaboradores dos médicos na detecção precoce do melanoma. Segundo estudo publicado no ano passado pelo Annals of Surgical Oncology, 10% dos casos de melanoma teriam sido encaminhados por cabeleireiros aos centros de saúde dos Estados Unidos.

No workshop “Nunca esconda um melanoma com uma tatuagem”, os tatuadores receberão orientações sobre como proceder com clientes que já tenham tido melanoma ou tenham risco elevado de desenvolver a doença.

Alerta para a população
Além dos workshops especializados, no sábado (12), às 11h, será realizado um grande encontro, também gratuito, aberto a todos os interessados em saber mais sobre o tema. Na sessão “Vamos lutar Juntos contra o Melanoma!”, os médicos do GBM e a equipe da Instituto Melanoma Brasil apresentarão em detalhes as formas de prevenção, o diagnóstico, o tratamento do melanoma, além da importância da atuação dos grupos de apoio ao paciente.

Além dessas ações, uma campanha prosseguirá na internet, por meio do hotsite www.juntoscontraomelanoma.com.br e contará com a participação de influenciadores digitais. Os workshops também se expandirão para versões realizadas in company em salões de beleza, podologia e estúdios de tatuagem, e poderão integrar a programação de eventos direcionados para esses profissionais.

Doação de Cabelos
Durante toda a conferência haverá um lounge dedicado ao Juntos Contra o Melanoma, em que profissionais de salões de beleza, como JJ Cabeleireiros e Hi Salão, oferecerão cortes gratuitos aos interessados em doar cabelos para a Rapunzel Solidária, organização que confecciona perucas para pacientes em tratamento oncológico.

Serviço:
Workshops de conscientização “Juntos contra o Melanoma para cabeleireiros, podólogos e tatuadores”
Data: sexta-feira (11)
Horário: 11h e 14h
Workshop de conscientização “Vamos lutar Juntos contra o Melanoma” para o público em geral
Data: sábado (12)
Horário: 11h
Local: Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, Av. Rebouças, 600 - Pinheiros
São Paulo – SP

Nenhum comentário: