terça-feira, 3 de outubro de 2017

Alimentação saudável previne celulite  

Elenice Neves da Silva
A celulite é um mal que atinge grande parte das mulheres, cerca de 90% têm celulite em algum momento da vida. A nutricionista Elenice Neves da Silva, da Santa Casa de Mauá, informa que a alimentação pode contribuir para combater o problema

“A alimentação não evita celulite, mas atua com muita eficácia nos processos inflamatórios. Os alimentos que têm ação antioxidante ajudam a circulação sanguínea, evitando graus severos. Uma alimentação equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo, oferecendo os nutrientes necessários”, alerta.

A fim de preveni-las, o ideal é acrescentar ao cardápio diário verduras e legumes, que são ricos em fibras e fazem o intestino funcionar adequadamente, tais como: brocólis - que possui luteína com ação hidratante e amaciante; banana - fonte de potássio e que estimula a drenagem linfática; azeite de oliva extra virgem é fonte de gordura boa e age com ação anti-inflamatória capaz de combater os edemas causados pela celulite; frutas cítricas – fontes de vitamina C, antioxidante capaz de estimular a eliminação de toxinas e reduzir o volume das células; cenoura - fonte de betacaroteno, ótimo para reduzir as inflamações das células; maçã - fonte de pectina, carboidrato capaz de regular a absorção de gorduras e glicose no sangue; levedo de cerveja - contém silício - parte estrutural das fibras, colágeno e elastina que dão sustentação à pele; peixes frescos - ricos em Ômega 3 – atum, salmão, sardinha - proporcionam ação anti-inflamatória e uva, que contém resveratrol, que atua na circulação.

Em contrapartida alguns alimentos precisam ser evitados para que o quadro de celulite não evolua, como os industrializados - ricos em sódio; os doces, açúcar branco e massas de farinha branca - pães, macarrão e lasanha; café e chá mate, pois são ricos em cafeína que podem levar à desidratação; sal de cozinha e dentre outros o álcool que, em excesso, prejudica a circulação e causa a retenção de líquidos.

Para reforçar a dieta vale investir nos sucos detox. Confira algumas receitas:
• 200 ml de água de coco, 1 limão e 1 pepino.
• 200 ml de leite de soja, 2 fatias de abacaxi e 1 colher de chá de gengibre ralado.
• 1 xícara de chá verde, 1 cenoura pequena, 1 maçã pequena e folhas de hortelã.
• 2 fatias de abacaxi, suco de limão siciliano e 1 colher sobremesa de gengibre.
• 200 ml de suco de laranja, 1 colher de sopa goji berry, 1 fatia de melão e folhas de hortelã fresca.

Outra dica é triturar semente de uva e maracujá até que obtenham ponto de farinha. Essa mistura pode ser acrescentada aos sucos e as saladas.

Nenhum comentário: