segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Para que servem os ingredientes dos cremes

Resveratrol, Vitamina C, retinol, ácido hialurônico e outros...o que são? Para que servem?

Para o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, interpretar o rótulo, mesmo que de maneira superficial, ajuda a escolher o creme ideal para sua pele — e fugir dos apelos milagrosos de marketing.

Acido hialurônico é um componente natural da nossa pele. Também conhecido cientificamente como Glicosaminoglicana, sua função, além de preencher, é garantir que a água fique mais tempo na pele. Tem alta afinidade com a água e consegue absorver grandes quantidades, mantendo nossa pele hidratada. Dependendo do tamanho da molécula, consegue penetrar melhor na derme, promover preenchimento e estimular a produção natural do ácido hialurônico.

Retinol — potente antirrugas, é a mais nobre fonte de vitamina A, essencial para a diferenciação e renovação das células da pele. Dentro da pele, o retinol é capaz de se transformar em ácido retinóico que estimula fortemente todo o metabolismo cutâneo, inclusive com produção de colágeno e renovação celular.

Vitamina Cseu alto poder antioxidante faz da Vitamina C um poderoso agente contra os radicais livres que envelhecem a pele. Além disso, ela é cofator para biossíntese de colágeno e ainda combate as manchas em concentrações acima de 5%.

Vitamina E — age em conjunto com a vitamina C, garantindo a proteção das estruturas da pele através da neutralização dos radicais livres. Também é fundamental para a proteção dos demais ingredientes da formulação, uma vez que previne a oxidação e o escurecimento da formulação.

Alfa Hidroácidos responsáveis por diminuir a adesão entre as células superficiais, promovendo um efeito esfoliante químico com consequente estímulo à renovação celular. Os mais comuns são os ácidos: glicólico, málico, mandélico e láctico. Tem efeito antirrugas e deixam a pele com maior luminosidade.

Resveratrol chamado de molécula da longevidade, o poderoso ingrediente inibe a ação dos radicais livres, suaviza as rugas e previne o envelhecimento cutâneo.

Silício Orgânico  é uma molécula fundamental para a produção de colágeno e sustentação da pele. Sem silício, a pele se desintegraria, pois ele protege, não apenas o colágeno, mas também a elastina contra a degradação relacionada com a idade.

Pantenol é a pró-vitamina B5, substância é considerada a precursora do ácido pantotênico, uma vitamina fundamental na manutenção da saúde e vitalidade da pele. Tem alto perfil hidratante.

Ômegas nos cremes têm a proposta de nutrir as células, protegê-las contra o envelhecimento, o estresse, e fortalecer as defesas naturais da pele. Geralmente, as embalagens trazem: o ômega 3 (anti-inflamatório, dermoprotetor e vasodilatador); o ômega 6 (excelente ação cicatrizante); o ômega 7 (proteção e cicatrização da pele, além de deixá-la luminosa e com aspecto saudável); e, por último, o ômega 9 (resistência à oxidação e desidratação).

Lucas Portilho

Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. 

Nenhum comentário: