sábado, 21 de abril de 2018

Mitos e verdades sobre o Botox

A busca pela aparência perfeita é incessante. Caminhando no mesmo compasso, a ciência tem progredido em relação aos procedimentos e tratamentos estéticos. Em contrapartida, dúvidas e mitos também vão surgindo. Um dos procedimentos mais procurados e julgados é a aplicação da toxina botulínica

De acordo com dados do Censo 2016, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a toxina botulínica é o segundo tratamento não-cirúrgico mais procurado, perde apenas para o preenchimento. O tratamento é realizado por meio de aplicações em músculos específicos, que causam o relaxamento da musculatura de determinada região. Para a dermatologista Teresa Noviello é importante estarmos atentos acerca da utilização da toxina botulínica (Botox), pois o número de usuários adeptos vem crescendo e por isso informações devem ser esclarecidas.

“É natural que surjam dúvidas. O principal ponto que o paciente deve observar é a formação do profissional médico. É de suma importância que ele seja especialista na área e capacitado”, diz Teresa. A profissional selecionou alguns pontos para esclarecer e desmistificar o uso do Botox.

O efeito é imediato?
Mito. É preciso esperar dois ou três dias para que os resultados apareçam. Estudos mostram que os efeitos máximos são atingidos em duas semanas.

A aplicação só pode ser feita a partir dos 30 anos?
Mito. Não há uma idade mínima para aplicação. O mais importante é sempre ter uma avaliação correta do especialista e a indicação apropriada para o procedimento.

É possível prevenir rugas usando Botox?
Verdade. As aplicações em pacientes jovens ajudam a evitar lesões profundas na derme – que causam a ruga – pois agem nos músculos que se movem excessivamente. Há músculos que se movem mais. Esse excesso de movimentações marca a pele profundamente e gera a ruga. Ao aplicar Botox nessas áreas, mesmo que possuam apenas marcas suaves, os músculos deixam de fazer esses movimentos.

Botox não é indicado apenas para corrigir rugas?
Verdade. O Botox é recomendado também para estrabismo, hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo), sorriso gengival, bruxismo, distonias e espasticidade, entre outras alterações.

A aplicação é dolorosa?
Mito. o, é praticamente indolor e normalmente feita com agulhas bem finas (tipo de insulina). Em caso de pacientes mais sensíveispode ser utilizado um anestésico tópico local.

Existem áreas no rosto em que o produto é mais eficiente?
Mito. O que há é a utilização correta da toxina por profissionais médicos qualificados. Ou seja, conhecimento da técnica de aplicação, no local e no músculo exato e a dose ideal, para que tenha o resultado eficaz e satisfatório.

Teresa Noviello – CRM 36821
Dermatologista, Teresa Noviello é graduada em medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, realizou residência em Clínica Médica pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG e em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD e Regional MG.

Nenhum comentário: