quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Cuidados básicos para reduzir olheiras

Elas dão aquele aspecto indesejável ao rosto e são provocadas por vários fatores

“As causas vão desde fatores hereditários até hábitos relacionados ao estilo de vida de cada um, como excesso de bebida alcoólica, tabagismo, TPM, abuso da exposição solar, medicamentos e processos inflamatórios”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para ajudar você a livrar-se deste incômodo, a especialista apontou as melhores maneiras de disfarçá-las. Confira:

Aplique rodelas de pepino nos olhoso pepino contém flavonoides, que são compostos bioativos que melhoram a tonicidade dos vasos locais e, consequentemente, a aparência das olheiras. Além disso, ele é composto por manganês e selênio, nutrientes responsáveis por combater os radicais livres, e contém vitamina A, que age como um hidratante para a pele. O ideal é colocar duas rodelas geladas de pepino na região dos olhos e deixá-las durante 30 minutos.

Utilize fotoprotetoreso uso diário de fotoprotetor garante rantir a saúde da sua pele, diminuindo as chances do surgimento de doenças como o câncer. Porém, o filtro solar também se mostra muito eficaz no combate às olheiras, pois evita que os raios ultravioletas, responsáveis por favorecer o surgimento de manchas, entrem em contato com a pele. A região dos olhos é a parte mais sensível do rosto. Por isso, você deve prestar atenção na composição do produto, evitando componentes que possam irritar a pele, além de escolher o FPS ideal para esse local, que deve ser sempre maior do que 30

Aposte nos corretivos e truques de maquiagem: os corretivos são ferramentas essenciais na hora de disfarçar as olheiras, mas, diferente do que muitos pensam, o ideal é optar por um tom mais pigmentado que sua pele, pois ele ajudará a diminuir as manchas de forma mais eficaz. Para cobrir as olheiras mais amarronzadas e profundas, por exemplo, o melhor é usar o corretivo alaranjado e, em seguida, aplicar outro corretivo por cima, dessa vez da cor de sua pele.

Faça uso de cosméticos específicos para a área dos olhos: o uso de cremes específicos para a região dos olhos é fundamental como forma de prevenção e tratamento para as olheiras. Esses cosméticos são, geralmente, ricos em vitamina C, nutriente que combate a produção de tirosina, enzima responsável pela criação de manchas na pele. Cremes ricos em arbutin também são essenciais para disfarçar as olheiras, pois inibem a oxidação da enzima tirosina, funcionando como potentes clareadores e promovendo a homogeneidade do tom da pele. Evite o uso de cosméticos com concentrações altas de ácido retinóico, pois este pode facilitar o surgimento de outros tipos de manchas na pele. O ideal é optar por produtos com substâncias como ácido glicólico e hidroquinona, que são ótimas alternativas para diminuir as olheiras, sendo menos abrasivos que o peeling.

Remova a maquiagem antes de dormir, sempre: a maquiagem não é responsável por eliminar as olheiras, apenas disfarçá-las. Por isso, é fundamental removê-la no final do dia, evitando assim a obstrução dos poros e o aparecimento de espinhas e cravos.

“A melhor forma de atuar no combate e diminuição das olheiras é adotando hábitos saudáveis, como sono adequado, alimentação balanceada e hidratação cutânea, se elas não sumirem ou estiverem causando muito incômodo, procure um  dermatologista. Ele vai realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o seu caso”, finaliza a especialista.

Dra. Thais Pepe
Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.

Nenhum comentário: