quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Artista internacional inaugura mural gigante no Brasil

O artista, que nunca revela sua identidade, trabalhou quatro meses no mural que ocupa 13 andares do prédio 395 da Rua Vitória, como a pintura está na lateral do edifício ela é vista pela Avenida Rio Branco, 450, na Praça da Republica, região central de São Paulo


O novo mural gigantesco, que representa um menino comendo rosas em meio a um mar de espinhos, já pode ser visto pelos transeuntes. Ocupa 13 andares de um edifício, mede 45m x 45m e pode ser visto a mais de um quilômetro de distância.

Há quatro meses, quando há luz do dia, um artista solitário e mascarado se perde em meio à sua pintura gigantesca. Seu nome é BiP, um grafiteiro americano que, apesar de nunca ter revelado sua identidade, acumulou mais de 27.000 seguidores no Instagram e criou obras monumentais em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Rússia, Chile, China, Canadá, Argentina, Peru e Colômbia.

Para BiP, este trabalho tem um significado especial. "Eu sinto que os murais que eu crio para o público devem refletir nossas vidas. Nossas vidas não são apenas sobre comer rosas, mas sobre comer rosas em meio a um mar de espinhos".

Em menos de uma década, BiP se tornou um muralista bastante conhecido na América do Norte. Combinando uma mistura de cores sutis e de tirar o fôlego com um conceito inovador, BiP cria peças de rua de qualidade, com ênfase em temas humanistas e da classe trabalhadora. Simultaneamente instigantes e bem-humoradas, suas peças são conhecidas por atrapalhar o tráfego em cidades como São Francisco, na Califórnia, onde BiP acumulou uma série de grandes edifícios impossíveis de serem perdidos pelos visitantes.

Apesar dessa produção prolífica, no entanto, BiP é fotografado apenas usando uma máscara e, quando gravado, modifica sua voz. "Eu não quero que as pessoas me tratem de maneira diferente porque sou um artista famoso", explica ele. "Isso seria algo que me separaria do público e me deixaria muito triste".

Em um esforço para celebrar os ambientes em que trabalha, BiP frequentemente usa pessoas locais como modelos para seu trabalho. O mural que ele finalizou em São Paulo é, de fato, inspirado em um menino de 10 anos, da zona leste, Dudu Alves, que faz performances de rua imitando Michael Jackson, na Praça da República e na Avenida Paulista e que já se apresentou no palco aberto da FIESP.

Nenhum comentário: