domingo, 14 de outubro de 2018

Cores dos alimentos e seus benefícios

Investir na diversidade cromática dos alimentos é a forma ideal de uma nutrição completa, garante a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela especialista em emagrecimento

“Embora existam propriedades nutricionais comuns aos alimentos de cada coloração, cada um deles apresenta nutrientes específicos. A dica é ingerir alimentos de cinco cores diferentes ao dia: vermelho, laranja, roxo, verde e branco. Com isso o organismo terá as vitaminas, minerais, fibras e substâncias fitoquímicas que necessita para uma boa saúde e bons níveis de energia, protegido contra os efeitos da idade e com reduzindo o risco doenças”, ensina a médica.

Os alimentos são divididos em seis grupos e em seis cores, e com elas é possível saber quais os nutrientes predominantes de cada um.

Cores dos alimentos e seus benefícios
Vermelhos: a coloração é consequência do licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Ricos em vitamina C, esses alimentos também possuem antioxidantes que ofereces proteção contra doenças e estresse. Exemplos: caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pitanga, romã e tomate, beterraba e pimentão vermelho.

Amarelos e Laranjas – são ricos em betacaroteno: um antioxidante que atua contra radicais livres e na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia ainda a visão e melhora a imunidade.  São ricos em vitamina C e melhoram a síntese de colágeno da pele. Exemplos: abacaxi, manga, maracujá, melão, milho, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, mamão, pimentão amarelo e tangerina.

Verdes: possuem essa cor graças à presença da clorofila - um potente energético celular -, além de outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Exemplos: folhas verdes, como acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, espinafre, rúcula, escarola e manjericão, além de abacate, abobrinha, quiabo, pimentão verde, brócolis, vagem, kiwi, ervilha, limão e pepino.

Roxos: nessas cores, os alimentos contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Conhecida como a vitamina da disposição, a B1 é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. Entre seus benefícios está o aumento da disposição mental e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Exemplos: alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva e repolho roxo.

Brancos: a cor branca é resultante da flavina, que indica alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Exemplos: alho, banana, batata, cebola, couve-flor, feijão branco, maçã, pera, palmito, chuchu, cogumelo, mandioca, nabo e rabanete.

Marrons  são ricos em fibras que regulam o funcionamento do intestino, além de ajudar a controlar o colesterol e a diabetes. São ainda fontes do mineral selênio e de vitamina E, com funções antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga. Exemplos: cereais integrais e as sementes oleaginosas.

Dra. Ana Luisa Vilela
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia e pós-graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição.

www.draanaluisavilela.com.br 

Nenhum comentário: