quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O filtro solar perfeito

A dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia ensina a escolher o filtro solar perfeito para a sua pele, ela montou um pequeno guia para que você possa escolher o produto ideal de fotoproteção

1- Procure três itens essenciais: para proteger a pele dos raios nocivos do sol o protetor solar deve oferecer: no mínimo FPS 30, Proteção de amplo espectro (UVA/UVB/Infrared) e resistência à água. Geralmente os fotoprotetores que diminuem os danos provenientes do calor são formulados com antioxidantes específicos. Estudos mostram que o uso diário de um fotoprotetor pode reduzir o risco de: câncer de pele, incluindo melanoma, o câncer de pele mais grave; crescimento da pele pré-cancerosa que pode se transformar em câncer de pele; sinais de envelhecimento prematuro da pele, como manchas senis, rugas e pele com textura mais dura e espessa; queimadura de sol; melasma; pontos escuros em sua pele. Mesmo que um fotoprotetor seja resistente à água e ao suor, o ideal é repassar

2 - Considere seu tipo de pele e outras necessidades: pensando no tipo de pele, no geral, os produtos em gel e sérum são indicados para pele oleosa, enquanto as loções e cremes são ideais para pele mais seca. Caso sua pele seja propensa à acne, você deve procurar as palavras ‘não-comedogênico’ ou deve estar claro que o produto é antioleosidade ou pelo menos não vai entupir os poros. Essa mesma dica vale para a pele oleosa. Para as peles mais secas, um produto específico geralmente confere maior hidratação, então essa palavra-chave deve estar no rótulo.
Se sua pele é mais reativa, sensível e propensa à alergia, é melhor evitar protetor solar que contenha fragrância, PABA, parabenos ou oxibenzona (benzofenona-2, benzofenona-3, diosbenzona, mexenona, sulisobenzona ou sulisobenzona sódica). Na verdade, essas substâncias devem ser evitadas por todos. Em volta dos olhos, para evitar que o protetor solar pingue em seus olhos, use um protetor solar específico e certifique-se de que tenha um FPS 30 (ou superior), proteção de amplo espectro e resistência à água.

No caso das crianças, elas têm protetor solar específico, já que a maioria contém óxido de zinco e dióxido de titânio, mas não trazem proteção química. Quando o paciente tem rosácea, é indicado usar um protetor solar que contenha apenas óxido de zinco e dióxido de titânio. Pessoas assim podem usar protetor solar para crianças, desde que esse produto ofereça no mínimo FPS30.

Para a proteção dos lábios, um bálsamo labial com FPS 30 e proteção de amplo espectro é indicado.

Outras formas de fotoproteção
Usar filtro solar é a forma mais segura de proteção contra as radiações solares. Pesquisa recente descobriu que o guarda-sol, por exemplo, não consegue bloquear as radiações e oferece, no máximo, FPS 8. Além disso, a areia reflete os raios solares. 

UVA é o principal responsável pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), sendo um tipo de radiação que atravessa nuvens, vidro e epiderme e penetra na pele em grande profundidade, até as células da derme – sendo o principal produtor de radicais livres. Entre os prejuízos: desde lesões mais simples até, em casos mais graves, câncer de pele. Já o UVB deixa a pele vermelha e queimada, danifica a epiderme e é mais abundante entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. Essa radiação pode furar o bloqueio dos filtros químicos e aumentar o risco de cancerização. Por isso, use chapéus específicos com proteção solar, óculos de sol, evitar exposição direta principalmente entre às 10h e às 16.

Dra. Valéria Marcondes
Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. 

Nenhum comentário: