quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Alerta da especialista sobre loo poo e no poo

Criado pela cabeleireira inglesa Lorraine Massey, o conceito é largamente difundido no mundo, principalmente entre aqueles com cabelos cacheados. A ideia é reduzir a concentração ou até o não uso de tensoativos fortes (agentes de limpeza presentes no xampu) a fim de que eles não danifiquem a estrutura dos fios

O fato é que a baixa remoção de sujidades e oleosidade nos fios não é maléfica, porém o acumulo destes resíduos pode ser extremamente prejudicial para o couro cabeludo, favorecendo inclusive a ocorrência de infecções (como micoses capilares e caspa) e até mesmo dermatites, é o que explica a pesquisadora Jackeline Alecrim, especialista em Cosmetologia Avançada e Farmacologia Clínica.

“Quando pensamos clinicamente na técnica de low poo, ou no poo, podemos dizer que ela é benéfica para o fio, mas é maléfica para o couro cabeludo, já que pode comprometer a remoção adequada de resíduos, lipídeos e células mortas que irão se acumular no couro cabeludo, servindo como fonte de nutrientes para fungos e bactérias, podendo favorecer a ocorrência de infecções, dermatites e até mesmo queda capilar”, fala Jackeline.

Conforme a especialista, uma forma segura e eficiente de evitar as agressões no fio provenientes dos tensoativos presentes em xampus, é concentrar a aplicação do produto no couro cabeludo e nunca diretamente nos fios, outra dica para evitar o contato direto de tensoativos  com a superfície dos fios é utilizar um óleo vegetal como pré-xampu, uma ótima opção é o óleo de coco extravirgem, capaz de proteger os fios enquanto nutre e alinha as cutículas e o melhor, sem sobrecarregar os fios.

Basta aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco extravirgem nos fios ainda secos antes de ir para o banho, em seguida é só proceder normalmente com a lavagem normal, explica a Dra. Jackeline. Desta forma as cutículas não serão excessivamente abertas e os fios estarão protegidos e livres de frizz e ressecamento.

Nenhum comentário: