terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Mitos e verdades sobre a calvície feminina


A calvície feminina é um problema preocupante para as mulheres, especialmente por ser um fator que afeta autoestima. Mas, o que muitas não imaginam é que às vezes cometem deslizes que podem levar ao aumento progressivo da perda dos fios. Para desmistificar alguns fatores a Dra. Leticia Contin, dermatologista e tricologista, falou sobre o tema. Confira:

Alimentação afeta a saúde do cabelo? Verdade. 
A dieta balanceada e rica em nutrientes é importante para a saúde dos fios, pois a deficiência de vitaminas e proteínas pode ser um agravante para quem já possui problemas capilares.

A queda capilar aumenta após o parto? Verdade.
Durante a gravidez há uma grande mudança na quantidade dos hormônios femininos. Após o parto, no período de amamentação, o corpo passa por um novo rearranjo hormonal, com queda dos níveis de progesterona, que influencia o ciclo natural de vida dos fios, acentuando a queda que vai ser sentida em torno de três meses após o parto.

Lavar o cabelo com frequência faz mal? Mito.
Lavar menos os cabelos pode gerar um aumento na oleosidade do couro cabeludo e piora da dermatite seborreica (caspa), levando ao aumento da queda. Mas a quantidade de vezes adequada para lavar os fios vai depender do tipo de cabelo.

Prender o cabelo pode facilitar a queda dos fios? Verdade.
Essa pode ser uma causa da calvície, como a alopecia por tração, por exemplo, relacionada à tensão prolongada dos fios. Este tipo de alopecia pode, inclusive, ser permanente se a tração ocorrer por um longo tempo.

Dormir de cabelo molhado faz o cabelo cair? Verdade.
Essa prática facilita a proliferação de fungos e caspas, que, com o tempo, pioram a calvície. Por isso, caso precise lavar o cabelo a noite, seque com o secador antes de deitar.

Boné ou chapéu causa queda capilar? Mito.
O uso desses acessórios não faz os cabelos caírem, mas abafamento pode aumentar dermatite seborreia e por consequência, progredir a calvície.

Remédios caseiros podem ajudar no controle da calvície? Mito. 
Muitos remédios caseiros prometem a prevenção da queda capilar ou até mesmo que o cabelo volte a crescer. Mas, deve-se evitar a auto-medicação, pois ela pode retardar o descobrimento da causa da queda e retardar os tratamentos adequados.

O que funciona para a queda capilar e calvície feminina?
A Dra. Leticia explica que é importante consultar um dermatologista para descobrir a causa da perda dos fios. “A partir disso, é possível dar um diagnóstico preciso e um tratamento correto para cada caso e estilo de vida”. Para quem busca um método para utilizar em casa, a laserterapia pode ser uma boa opção para alguns tipos de alopecia, já que ela quase não possui contraindicações.

O laser aumenta o fluxo sanguíneo, levando mais oxigênio e nutrientes aos folículos, além de ativar as defesas antioxidantes e acelerar a eliminação de resíduos. Estimula então o crescimento natural do cabelo e permite que os fios cresçam com maior densidade.

Um dos dispositivos eficazes para o tratamento de laserterapia capilar é a Hairmax Laserband 82, usada tanto em consultórios médicos quanto em casa, para a manutenção/potencialização dos resultados. Em forma de tiara, o equipamento conta com 82 pontos de diodos de laser, que estimulam e fortalecem o crescimento dos fios. 

Desenvolvido nos Estados Unidos e comercializado no Brasil com exclusividade pela Onderma, o home device é aprovado pelo FDA e ANVISA, respectivamente, os órgãos que regulamentam produtos ligados à área da saúde, nos EUA e no Brasil.

Para mais informações, acesse: www.onderma.com.br

Nenhum comentário: