sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Os benefícios dos cremes noturnos

Prev-Aging Night, da Pharmapele,
possui alta concentração de vitamina C nanosferizada,
que penetra profundamente, prevenindo o
envelhecimento precoce da pele. 
Quase todas as marcas de dermocosméticos investem nos cremes noturnos. Mas será que é apenas um apelo de marketing ou há algum motivo de saúde e beleza da pele? A dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que os cremes noturnos agem na reparação e renovação celular, contra o estresse sofrido ao longo do dia por agentes  como o sol e a poluição

“É à noite que deve ser feita a regeneração e a reorganização celular, uma vez que o metabolismo basal está mais baixo. Durante esse período, como estamos em repouso, nosso organismo está propício ao reparo celular e biomolecular em relação a todos os órgãos”, explica a dermatologista.

De acordo com a dermatologista, é durante a noite que o uso dos produtos nutritivos se faz necessário, já que eles terão uma ação muito mais proveitosa. “Usar substâncias que façam processo de detoxificação celular, limpeza das células, reparo e proliferação celular dos queratinócitos, dos fibroblastos e que estimulem a sirtuína-1, que é uma proteína que estimula a longevidade celular”, comenta.

Os antioxidantes também são lembrados pela médica. A importância dessas moléculas se dá pelo fato de a radiação ultravioleta A e B, o calor e a poluição gerarem espécies reativas de oxigênio na pele, além de mensageiros pró-inflamatórios. “Isso vai desencadear um processo de envelhecimento precoce, assim como um encurtamento dos telômeros (fundamentais no controle da divisão celular)”, explica. Em outras palavras, o estresse oxidativo causado pelos agentes ambientais, inflamação e morte celular, com consequente aparecimento de manchas, rugas e flacidez.

De olho no rótulo — a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos, explica que já está disponível no Brasil um ativo que potencializa a ação de reparação celular, ideal para o período noturno. “Overnight Repair é uma associação de biopeptídeos, micronutrientes e potentes antioxidantes que promovem reparo e auto-hidratação, de maneira prolongada”, explica. 

A especialista também sugere renovadores como Lanablue e Progenitrix (que também ajuda na proliferação celular); antiglicantes como Alistin e EvenSkin A3; detoxificantes e energizantes como Arct-Alg; clareadores como B-White; os nutritivos Oligomix e Nutriomega 3, 6, 7 e 9; além dos potentes hidratantes Hyaxel e DSH CN. “O uso diário dos produtos promove uma melhora considerável na aparência da pele”, acrescenta. Essas substâncias podem ser encontradas nas farmácias de manipulação e em produtos prontos. “Consulte sempre seu dermatologista, que poderá prescrever o creme ideal de acordo com suas necessidades”, afirma Mika.

Nenhum comentário: