quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Patchwork Design 2019

Essa 19ª edição da feira reúne 48 expositores da arte têxtil, apresentando em seus estandes produtos e serviços voltados para o segmento. O evento destaca a exposição Boneca de Pano é Gente”, que reúne 20 bonecas com técnicas e características diversas de 20 artesãos brasileiros.

O evento terá três oficinas gratuitas para quem quiser aprender técnicas de patchwork básico e uma ação social voltada para crianças em tratamento contra o câncer, que reúne artesãos e visitantes em uma corrente de carinho e positividade.

Segundo Zeca Medeiros, produtor da Patchwork Design, a escolha do Centro de Convenções Frei Caneca para a realização do evento se deve a vários fatores favoráveis, como a excelente localização, segurança e ótima estrutura. “É uma parceria bem-sucedida há 10 anos e o público apaixonado por arte têxtil já reconhece o lugar como uma referência para a realização da exposição internacional e da feira".

Boneca de Pano é Gente
A ação Boneca de Pano é Gente” é organizada pela artesã Cris Lind, que visa criar uma corrente de positividade convidando os visitantes da exposição a participarem das oficinas gratuitas para confecção de pulseiras com carinhas de bonecas sem cabelo. As pulseiras serão acompanhadas de uma mensagem positiva e doadas para pacientes infantis internados em hospitais oncológicos. “O fato das bonecas não terem cabelo, tem uma identificação com as crianças em tratamento quimioterápico e serão enfeitadas com lacinhos, fitas, gorros, flores e muito amor”, explica Cris.

Exposição
A exposição “Boneca de Pano é Gente” vai reunir 20 bonecas com técnicas e características diversas de 20 artistas brasileiros, com destaque para a artista plástica Rosângella Menezes, de Belo Horizonte, que faz uma releitura de obras de pintores famosos através da boneca de pano. A mostra acontece de 13 de fevereiro a 10 de março no 3º. piso do Shopping Frei Caneca. A exposição  ainda faz uma homenagem a “boneca/gente” Emília, criada por Monteiro Lobato em 1920. 

Palestras
Outra atração do evento são as palestras e consultas individuais gratuitas com técnicos do Sebrae que acontecem nos dias 15 e 16 de fevereiro. Serão duas palestras diárias, além do atendimento individualizado. Vagas limitadas com inscrições no local do evento. Confira:

Sexta-feira (15/02)
15h às 16h – empreendedorismo para Artesanato com Juliana Segallio. A palestra vai abordar a importância do conceito de empreendedorismo aplicado ao segmento de artesanato e quais os comportamentos necessários aos profissionais da área desenvolverem para crescer.
 
17h às 18h – redes sociais para artesanato, com Ariadne Mecate. O foco é a presença digital e a sua dinâmica na interação com os clientes, e a relação com a demanda sobre as tendências e novidades no setor de artesanato.
 
Sábado (16/02) 
14h às 15h – como escolher meu público alvo, com Luana Polastri, vai falar sobre a importância de definir o público alvo a fim de nortear as ações de planejamento do artesão, desde sua produção ou compra de produtos, às vendas e o marketing.
 
16h às 17h – como precificar meu artesanato com Melise do Nascimento, mostra como formar o preço de venda, mensurar os custos e despesas no artesanato. 
 
Oficinas Gratuitas
As oficinas gratuitas são uma boa opção para quem deseja  se arriscar fazendo um pequeno trabalho usando a técnica tradicional do patchwork. As aulas vão enfatizar a costura à mão. As alunas aprenderão a compor e a costurar alguns blocos tradicionais bastantes usados no patchwork.
 
Serão seis oficinas, nos dias 15 e 16 de fevereiro, com três aulas por dia, com duração de 1h cada e o material já está incluso. As aulas serão ministradas entre 13h30h e 17h30, com 20 alunas por turma. As inscrições podem ser feitas no local do evento, a partir das 13h.
 
Em março (de 20 a 23) o evento acontecerá no Rio de Janeiro, no Clube Monte Líbano, na Lagoa.

Serviço
Patchwork Design no Centro de Convenções Frei Caneca
De 13 a 16 de fevereiro de 2019 das 13h às 19h

Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 - 4º andar, Consolação
São Paulo - SP
Entrada: R$ 24,00 inteira e R$ 12,00 meia
 
www.convencoesfreicaneca.com.br
www.bializ.com/patchworkdesign/

Nenhum comentário: