segunda-feira, 25 de março de 2019

Fórum Fale Sem Medo do Instituto Avon e Itaú Cultural

Com apoio da ONU Mulheres, o evento realizado pelo Instituto Avon e Itaú Cultural, convida todos a pensarem como dialogar com quem pensa muito diferente de você

O evento acontece todos anos – já está na sexta edição -  tem  o intuito de debater assuntos mais relevantes e inovadores  relacionados ao fim das violências contra as mulheres e meninas. Este ano o fórum abordará a importância do diálogo com quem pensa diferente e das  narrativas que constroem pontes, fomentam empatia e criam novas histórias para as mulheres e meninas. Além dos painéis com diversas(os) convidadas(os), o instituto apresentará uma pesquisa inédita em parceria com o Papo de Homem.

"Como conversar com alguém que pensa muito diferente de você em relação a gênero?" - todos os anos o Instituto Avon se une a parceiros na formulação de pesquisas relevantes. No ano passado, a pesquisa "Voz das Redes" abordou como as discussões sobre violências contra as mulheres têm sido tratadas na internet. E para 2019, o foco é no diálogo, em como conversar com quem pensa muito diferente de você quando se trata de gênero.

Özlem Cekic - pela primeira vez no Brasil, a dinamarquesa Özlem Cekic foi uma das primeiras mulheres filhas de imigrantes muçulmanos a ser eleita para o parlamento de seu país, onde atuou de 2007 a 2015. Em sua participação no TED, Özlem conta que durante seu tempo como parlamentar, sua caixa de entrada foi inundada com mensagens de ódio e ameaças. Sua primeira reação foi excluir os e-mails, mas depois começou a responder e convidar as pessoas que enviaram mensagens abusivas para dialogar e encontrar pontos em comum. Estes encontros foram chamados de #dialoguecoffee (Café com Diálogo). Nessa experiência conheceu neonazistas, racistas e extremistas religiosos e passou a se dedicar a entender a origem do ódio, encontrar uma linguagem comum e desenvolver ferramentas capazes de construir pontes.

“Você não está sozinha” -  ao longo do dia, o Instituto Avon promove também a exposição “Você não está sozinha”, que traz histórias sobre violências domésticas recorrentes, contadas pela perspectiva de objetos, que as vezes são as únicas testemunhas do fato.

Programação
Além da apresentação da pesquisa inédita, nomes como Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Antonia Pellegrino, ativista dos direitos das mulheres, roteirista e escritora; Ivan Agostinho, Procurador do Estado e idealizador da Campanha Trabalho sem Assédio Sexual; Alessandra Orofino, #AgoraÉQueSãoElas; Guilherme Valadares, do Papo de Homem; e Ed Rene Kivitz, conselheiro do CIVI-CO.

O Fale Sem Medo é aberto ao público e gratuito, para participar basta se inscrever no site em: institutoavon.com/publico.php

Serviço 
Fórum Fale Sem Medo
Dia 29/03, das 9h às 19:30h
Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
São Paulo - SP

Nenhum comentário: