quarta-feira, 6 de março de 2019

Os 10 mandamentos da toxina botulínica

Cirurgiã plástica aponta quais os cuidados devem ser tomados antes e depois da aplicação da substância capaz de eliminar rugas e linhas de expressão

“Aplicada corretamente, a toxina botulínica age interrompendo a ação entre o nervo motor e o músculo, o que paralisa a musculatura. Desse modo, eliminamos as rugas, já que elas são consequência da contração muscular”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).

Antes e depois da aplicação da toxina são necessários alguns cuidados para evitar complicações. Para ajudar a entender melhor que cuidados são esses, a especialista explicou cada um deles. Confira:

Desconfie de preços muito baixos: com o aumento na procura, começam a surgir versões mais baratas do procedimento que podem trazer complicações, como irritações, reações inflamatórias, alergia e infecções. O produto vem em forma de pó que deve ser diluído adequadamente com soro fisiológico estéril. Diluindo muito, pode até ficar mais barato, mas a quantidade de unidades por ponto será menor, com menor efeito e menor durabilidade.

Procure por profissionais qualificados: é fundamental que você se certifique de que o procedimento será realizado por um profissional especializado, já que muitas pessoas que dizem realizar estes procedimentos por um preço menor não são nem mesmo qualificadas. O profissional que realizará a aplicação deve ser médico dermatologista ou cirurgião plástico. A falta de conhecimento da anatomia pode levar a paralisação de músculos errados, danos nos nervos e vasos sanguíneos.

Pesquise: use a internet para verificar se o especialista que você escolheu é realmente qualificado e experiente. Fale com pacientes que já passaram por esse especialista.

Faça perguntas: você deve fazer perguntas ao seu médico antes de se comprometer com o procedimento. Pergunte sobre a técnica, o produto, as possíveis complicações, o pré e o pós-procedimento, os resultados. Converse com ele. Se for o caso, processe todas as informações antes de encarar o tratamento.

Mantenha a mente aberta: a aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos mais conhecidos e um dos mais realizados em consultórios médicos em todo o mundo. Porém, há outros procedimentos estéticos que podem ser ainda melhores para o seu caso. Converse com seu médico. Lasers, preenchedores, fios de sutura, microagulhamento e cirurgias são opções.

Vá devagar: não vá ao consultório médico querendo aplicar grandes quantidades de toxina botulínica de uma única vez, o resultado pode ficar exagerado.

Cuidado com a automedicação: evite tomar medicamentos analgésicos antes do procedimento, pois estes podem aumentar o risco de hematomas. A dor causada pelas picadas das agulhas durante o procedimento é pouca, sendo possível suportá-la tranquilamente sem nenhum tipo de anestésico ou analgésico.

Seja paciente: os resultados da aplicação de toxina botulínica demoram cerca de cinco dias para surgirem, em alguns casos podem levar até duas semanas para ficarem visíveis.

Não faça exercícios após o procedimento: apesar da aplicação da toxina botulínica não exigir nenhum tempo de recuperação, o ideal é que você seja cuidadosa após o procedimento. Você pode voltar as suas atividades diárias logo após a aplicação, mas é importante que espere, no mínimo, 24 horas antes de realizar qualquer atividade que exija grande esforço físico.

A manutenção do procedimento deve ser realizada a cada três ou quatro meses e nunca antes disso. A alta frequência de aplicações pode causar resistência ao produto.

Dra. Beatriz Lassance
Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Nenhum comentário: