domingo, 12 de abril de 2020

Cabelos, pele e unhas belos na quarentena

A dermatologista Luciana Garbelini, a Clínica Luciana Garbelini de São Paulo, ensina como manter pele, cabelos e unhas saudáveis nesse período

Pele - ficar um tempo sem maquiagem desobstrui os poros de resíduos e evita o atrito diário causado na hora da remoção. No entanto, mesmo sem usar maquiagem e estar em contato direto com a poluição, é fundamental conservar a pele limpa. A limpeza desobstrui os poros da queratina e da oleosidade que ocorrem no processo de renovação celular. Mantenha o hábito de esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana. 

Aproveite o tempo livre para aplicar máscaras faciais. Se não tem opções já prontas em casa, é possível fazê-las. 

Máscara clareadora e antioxidante para todos os tipos de pele
Misture 1 colher de iogurte, 1 colher mel e 1 colher de açafrão. Deixe na face por 20 minutos. O iogurte tem ácido láctico, funciona como um clareador e é fonte de vitamina B6 e B12. Já o açafrão é um potente antioxidante. O mel ajuda na hidratação, além de ser um bactericida e promover uma leve esfoliação durante a lavagem. 

Cabelo - evite secadores, chapinhas, modeladores ou qualquer aparelho com fonte de calor. Isso evita quebra por calor e tração dos fios, ressecamento e pontas duplas, além da perda de queratina que compõe a cutícula dos fios - e que pode resultar no seu afinamento e frizz.

Para hidratar escolha cremes com pantenol, glicerol, aloe vera e extratos vegetais. Se o foco for nutrição, opte por lipídeos como ceramidas e óleos vegetais de coco, argan, oliva, manteigas de Karité, cacau e cupuaçu. Dê preferência por proteínas, colágeno, aminoácidos, elastina e queratina se o objetivo for reconstrução. Use máscaras hidratantes e adicione a elas ingredientes, como amido de milho, leite, açúcar ou mel. Ajudam na hidratação e no brilho.

Unhas - evite esmaltá-las e poli-las por um período. Aproveite para hidratá-las. O excesso de esmalte e acetona, além de alterarem a coloração também as desidratam, principalmente se utilizados sem descanso ou pausa. Já o polimento é uma das principais causas de onicosquizia (descamação da unha). O recomendado é hidratá-las para não deixar que a queratina fique muito ressecada e descame.

A cutícula é uma pele fina que protege a matriz ungueal - estrutura na base na unha onde existem células responsáveis pela produção da lâmina de queratina, a ‘fábrica da unha’, assim não é aconselhado retirá-la. Uma boa dica de cuidado é fazer uma massagem com creme hidratante antes de dormir. Durante a noite o hidratante age por mais tempo.

Escolha esmaltes testados dermatologicamente e livres de tolueno, formaldeído e benzeno. Os removedores a base de acetona são grandes vilões. O ideal é escolher os que não contêm acetona na sua composição. Uma boa dica é o removedor a base de óleo de banana

Dica extra
Hidratação sempre! Lavar as mãos e usar álcool gel é essencial como forma de diminuir o contágio do COVID-19. Porém, a higienização constante pode reduzir a proteção natural da epiderme, levando a um ressecamento da camada superior da pele e até mesmo algumas fissuras, porta de entrada para microrganismos danosos à saúde. Após a sua limpeza, espere a pele ficar seca, inclusive do álcool gel, e passe o hidratante. Um não interfere no efeito do outro.

Dra. Luciana Garbelini
Dermatologista Formada pela Universidade de Santo Amaro. Residência médica em Dermatologia na Universidade de Santo Amaro, Pós-graduada em Estética Avançada no Instituto Superior de Medicina. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Nenhum comentário: