sexta-feira, 22 de maio de 2020

Alimentação x Beleza dos cabelos

Nesta quarentena, manter a saúde e a beleza dos cabelos tem sido um desafio. Estresse, ansiedade, distúrbios alimentares e até a intensificação de quadros depressivos têm crescido ao longo do isolamento social e isso também se reflete na saúde dos fios

Pessoas nestas condições podem apresentar cabelos fragilizados, secos e quebradiços. Para nutrir e hidratá-los, não basta investir na aplicação de uma máscara hidratante semanalmente, é preciso adotar uma alimentação saudável.

De acordo com a visagista, hairstylist e proprietária do salão de beleza Maison Rocha, Rosângela Rocha, existe uma relação direta entre a alimentação e a saúde dos cabelos. “Uma dieta balanceada e rica em proteínas, enxofre, cálcio, ferro, zinco, potássio e vitaminas A, do complexo B, C, E e F é fundamental para repor a queratina da fibra capilar e acelerar o crescimento e aumentar a proteção, hidratação e força dos fios. A proteína e o enxofre podem ser obtidos com a ingestão de carnes magras, ovos, peixes, leite, queijo e iogurte”, explica.

“Outra dica é ingerir sementes de linhaça e abóbora, castanhas, nozes, amendoins e soja, pois são ricos em zinco, a falta desse mineral pode fazer com que os cabelos fiquem porosos, finos e opacos”.

Fígado, gema de ovo, feijão, carne vermelha, leguminosas, vegetais verdes, frutas secas, folhas, gergelim, chia, grão-de-bico, brócolis e quinoa, possuem grandes concentrações de ferro e cálcio, que são essenciais para o fortalecimento, vitalidade e melhora da textura dos fios. 

O potássio, que também ajuda a ter belos cabelos,  pode ser encontrado na beterraba, aveia, espinafre, banana, abacate e água de coco. Ele ajuda a controlar a quantidade de água nos fios, fazendo com os mesmos fiquem mais flexíveis e hidratados. Ainda aconselho a ingestão de ao menos dois litros de água por dia.

Alimentos que devem ser evitados
Em contrapartida, existem alimentos que causam danos à saúde dos cabelos e precisam ser evitados. “Comidas e bebidas com grande quantidade de açúcar, interferem na absorção da proteína, substância importante no crescimento dos fios. Outro exemplo, é o sal. O consumo de sódio em demasia pode ocasionar a queda capilar”, alerta.

Segundo a visagista, o consumo exagerado de álcool eleva os níveis de insulina presentes no sangue. “Como consequência, ocorre um desequilíbrio hormonal, que afeta os folículos capilares. É importante salientar que as pessoas não precisam se privar totalmente de seus gostos, mas podem controlar o consumo deste tipo de substância. É necessário seguir uma dieta balanceada para o enriquecimento da saúde corporal e, consequentemente, dos cabelos”, destaca.

“Para descobrir do que os seus cabelos precisam, é importante procurar pela ajuda de um nutricionista e o acompanhamento de um bom cabeleireiro. A partir destas avaliações, será possível aliar o tratamento alimentar a processos capilares, que em conjunto irão oferecer os nutrientes necessários para a saúde e beleza dos fios”, conclui.

Nenhum comentário: