sexta-feira, 15 de maio de 2020

Kelly Key fala sobre o câncer de pele

Aos 37 anos, a cantora anunciou que foi diagnosticada com câncer de pele carcinoma basocelular e que já fez algumas cirurgias para a retirada dos tumores, sendo a última esta semana

O caso faz a Sociedade Brasileira de Dermatologia voltar a alertar: UM SINAL PODE SER CÂNCER DE PELE! O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura. 

Além disso, muitas pessoas estão se perguntando porque o câncer de pele surgiu em uma pessoa tão jovem. A resposta pode ter vindo do depoimento da própria cantora e apresentadora. Ela confessou que, quando mais jovem, realizou bronzeamento em câmaras artificiais, que são proibidas pela Anvisa desde 2009, por provocarem o câncer de pele. 

De acordo com Kelly Key, o diagnóstico aconteceu em dezembro de 2019. Na ocasião, ela retirou um fragmento da pele para realizar uma biópsia e, após a confirmação, se submeteu a algumas cirurgias para a retirada das lesões, sendo que o último procedimento aconteceu terça-feira, 12 de maio. Kelly Key continua sendo acompanhada para tratamento.  

A SBD chama atenção para o fato de que todos os tipos de câncer de pele estão relacionados à exposição solar. Tanto a exposição solar crônica diária, quanto episódios de exposição solar intensa e desprotegida. 

Pessoas de cabelos loiros ou ruivos, olhos claros, ou de pele clara, com histórico familiar de câncer de pele, pessoas com múltiplas pintas, cicatrizes e feridas crônicas, indivíduos imunossuprimidos e histórico de uso de bronzeamento em câmaras artificiais são outros fatores de risco.

A Instituição lembra que a melhor forma de evitar o  câncer de pele é a prevenção! A recomendação é: previna-se o ano inteiro! 

www.sbd.org.br

Nenhum comentário: