terça-feira, 2 de março de 2021

Produtor de flor quer garantir venda no Dia da Mulher

Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura - pede a governadores e prefeitos que permitam venda de flores para o Dia da Mulher, pois a data representa 8% do faturamento anual do setor da floricultura nacional

Como os produtos são perecíveis, caso a abertura de floriculturas e gardens centers não seja permitida nas cidades que estão em lookdown, toda a produção irá para o lixo, como aconteceu no início da pandemia.

Flores e plantas pertencem ao agronegócio e os estabelecimentos que as comercializam são considerados como de "atividades essenciais" pelo Ministério da Agricultura. Além disso, não geram aglomeração.

“Trabalhamos com produtos vivos, perecíveis, e estamos classificados como produtos agrícolas, assim como os hortifrutis. Uma vez que as floriculturas e gardens centers sigam rigorosamente as diretrizes de segurança sanitária estabelecidas pelos órgãos de Saúde, não há justificativa para fechá-las”, explica o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker (foto).

De acordo com o Ibraflor, a queda no faturamento total do setor, em 2020, foi de 90% e resultou em um déficit de R$ 1,360 bilhão.

O Ibraflor esclarece que, embora as floriculturas e os Garden Centers sejam classificados como atividades essenciais,  devem sempre informar-se primeiro da realidade em sua cidade e respeitar os decretos municipais, observando as  restrições de circulação e os horários permitidos para o funcionamento das atividades essenciais.

Nenhum comentário: