terça-feira, 25 de maio de 2021

NIVEA lança audacio projeto de transformação social

Com seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, a marca número 1 no mundo em cuidados com a pele, apoiará ações sociais com base em estudos científicos para transformar vidas de milhares de brasileiros por meio do toque 

A empresa fortalece a sua missão social e a relação com as centenas de colaboradores no país para gerar impacto social e transformar a vida de milhares de pessoas. Nesta jornada, as ações, embasadas em estudos científicos proprietários da marca, também são um convite aos consumidores para à causa.

"O propósito não é algo novo, é parte do nosso legado e também o futuro da NIVEA. Cuidar das pessoas faz parte do nosso DNA há 110 anos. O toque na pele desempenha um papel vital para criarmos conexões uns com os outros e para melhorar a saúde física e mental das pessoas. Por isso, iniciamos essa jornada de conscientização: vamos auxiliar grupos vulneráveis que sofrem com o isolamento social, físico ou emocional. Desejamos criar vínculos verdadeiros e ser relevantes na vida dos consumidores e da sociedade", afirma Christian Goetz, presidente da NIVEA no Brasil.

Agente de transformação social - projetos apoiados pela NIVEA beneficiarão idosos e cuidadores, pessoas LGBTQIA+ e mulheres negras de regiões de periferia

O toque é uma necessidade humana de se sentir cuidado e uma das formas mais poderosas para transferir energias positivas entre duas pessoas. Porém, nos últimos tempos, a vida moderna tem afastado as pessoas das manifestações de toque, o que intensifica a sensação de solidão - situação potencializada pela COVID-19.

NIVEA acompanha essas mudanças há mais de três anos e realizou pesquisas antes da pandemia, com quase 12 mil entrevistados, que comprovam que as pessoas entendem a importância do toque, mas que o vivenciam cada vez menos. NIVEA se uniu a uma consultoria parceira, a Purpose para definir os grupos que sofrem com o isolamento social e a falta do toque. A marca irá apoiar ações sociais ao longo dos próximos anos para beneficiar comunidades que mais precisam de cuidado.

Idosos e cuidadores: no Brasil, mais de dois milhões de idosos possuem algum tipo de doença mental degenerativa e o sentimento de solidão pode aumentar em 40% a probabilidade do desenvolvimento desse quadro clínico. Nesse processo, os cuidadores acabam sofrendo muito, 35% apresentam mais risco de sintomas de ansiedade e cinco vezes mais chance de depressão.

O que faremos: a empresa vai se unir a ONGS para auxiliar os idosos e melhorar a experiência do cuidador com ações que incluem capacitações aos profissionais, treinamento em massagens terapêuticas, atividades de dança-terapia, experiências sensoriais envolvendo o toque e treinamentos sobre saúde mental.

LGBTQIA+ com foco na comunidade trans: o Brasil é o país com o maior registro de assassinatos de pessoas LGBTQIA+ no mundo, um a cada 19 horas. E a expectativa de vida de mulheres trans e travestis é de 34 anos, no Brasil, sendo que a média nacional é de 74 anos.

O que faremos: apoiar iniciativas desenvolvidas por organizações e coletivos LGBTQIA+ que tenham impacto na comunidade, como projetos e casas de acolhimento que recuperam a dignidade e a segurança das pessoas. 

Mulheres negras da periferia: 54% da população brasileira é formada por pessoas pretas ou pardas - deste total, 28% são mulheres. Com perfil de mobilização local, elas são o suporte da comunidade. Cuidam da família, vizinhos e comunidade como um todo e trabalham muito para garantir o sustento da casa.

O que faremos: desenvolver o talento de mulheres negras por meio de organizações que estimulam formações em trabalhos manuais, levando conteúdo e ferramentas de empoderamento profissional, social e psicológico com treinamentos, capacitação e oficinas. A geração de renda para essas mulheres é uma necessidade urgente.

Parcerias com ONGs
AACD: projetos de dança-terapia, massagem terapêutica e capacitação de cuidadores de idosos. As atividades abrangem desde a reabilitação física até questões emocionais para maior autonomia do paciente. Visite: https://aacd.org.br

TODXS: para a comunidade LGBTQIA+, a NIVEA irá atuar com a entidade para empoderar a comunidade e educar a sociedade para transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo. A NIVEA poiará o projeto Todxs Embaixadorxs que tem como foco criar líderes que possam disseminar a causa e acolher o público em suas comunidades. Visite: https://www.todxs.org

Pretahub: para os projetos envolvendo as mulheres negras, a NIVEA fechou parceria com a instituição aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. As ações se concentrarão em dois programas:

• Casa PretaHUB: apoiar financeiramente os espaços para compartilhar, co-criar e desenvolver negócios, pautados nos temas de afro empreendedorismo e cultura afro.

• Afrolab: programa de apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo, que terá como um dos focos o fortalecimento da autoestima e a educação financeira dessas mulheres. A parceria com a NIVEA prevê ainda a execução do programa Afrolab Digital, com dicas de marketing digital e oferecerá as redes sociais como um espaço de experimentação para venda de produtos e serviços. Visite: https://pretahub.com

Transformação de dentro para fora
Para que a transformação social proposta pela NIVEA ocorra de forma genuína, a jornada será potencializada com a participação dos colaboradores da marca no Brasil.O projeto Círculos de Propósito propõe atividades em grupos, com reuniões online, para conversas, trocas de experiências e reflexões sobre objetivos pessoais de transformação.

A agenda de Diversidade também terá destaque. A marca se aliou a consultoria Mais Diversidade para ampliar a conversa e trazer um olhar profundo sobre onde e como é possível evoluir como empresa empregadora. Há ainda a atuação do Comitê de Diversidade interno que discute ações práticas sobre como trazer pertencimento e pluralidade para os times.

A relação com os consumidores
Por meio de campanhas, redes sociais e produtos, a marca pretende conscientizar e alcançar a sociedade como um todo. Seu time de influenciadores atuará para reforçar a mensagem nas redes sociais: Paolla Oliveira, Preta Gil, Teresa Cristina, Ana Apocalypse e Alcione são apenas alguns nomes que levarão as mensagens de O Toque que Transforma e Inspira Conexões para o dia a dia das pessoas.

Nenhum comentário: