quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Shampoo e condicionador perdem a eficácia?

A tricologista Viviane Coutinho explica porque temos essa sensação, que não é verdadeira

Muitas pessoas acreditam que, de tempos em tempos, seja necessário mudar de shampoo, condicionador e de máscara de tratamento. A crença é de que, depois de um período, o cabelo se acostume com esses produtos e eles parem de fazer efeito. A tricologista diz que essa percepção não passa de mito. 

"Os produtos não perdem a eficácia. O que na verdade acontece é que as necessidades dos fios mudam devido a fatores como alterações hormonais e de saúde, envelhecimento, danos externos e, especialmente, agressões químicas. Sendo assim, em alguns momentos, seu cabelo precisa de mais hidratação ou nutrição, e, em outros casos, reconstrução. Um produto pode ter um excelente efeito em um determinado momento e não apresentar a mesma eficácia em outros", explica a tricologista.

Além disso, segundo a profissional, quando os fios recebem os ativos que estavam necessitando, o resultado é bem visível. "Porém, à medida que absorvem deles tudo o que é necessário, o resultado pode não ser mais o mesmo, dando uma falsa impressão de que o produto perdeu a eficácia, quando, na realidade, ele apenas cumpriu sua função e os cabelos podem agora precisar de outros ativos", acrescenta.

Nenhum comentário: