quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Lentes de contato x Facetas

 Os procedimentos estéticos dentários caíram no gosto dos brasileiros e as duas soluções têm sido amplamente utilizadas para essa finalidade: as lentes de contato dental e as facetas estéticas. Mas você sabe a diferença entre os procedimentos, as indicações e os cuidados?

Os professores do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Sandra Zamboni, Sergio Brossi Botta e Virginia M. C. Pinto esclarecem as principais dúvidas dos pacientes sobre o tema.

O que é a lente de contato dental?

São lâminas finas de porcelana, que variam de 0,2 a 0,4 milímetros, e que são cimentadas nos dentes com a intenção de alterar forma, contorno, alinhamento, proporção e cor que possam desagradar esteticamente a harmonia do sorriso. Elas podem ser colocadas em um ou vários dentes.

O que são facetas estéticas?

Além das lentes existem também as facetas estéticas, cuja diferença consiste na quantidade de dente desgastado e também sua indicação. “Por exemplo, quando precisamos alterar a cor do dente, necessitamos de uma espessura maior de porcelana para alcançarmos o objetivo estético final e isso se faz necessário realizando um desgaste maior do dente”, explica Sandra Zamboni. Outro fator importante a ser observado está na escolha do material a ser utilizado: existem inúmeras porcelanas com características estéticas diferentes e o profissional deverá ser capaz de selecionar de forma criteriosa o melhor material para cada caso.

Como é feita a aplicação?

Primeiro, o paciente precisa passar por uma avaliação criteriosa pelo dentista, para saber se o tratamento estético com laminados cerâmicos está indicado para seu caso. Este diagnóstico é extremamente importante e necessita de um profissional capacitado e com embasamento científico para indicar o melhor tratamento em cada caso.

“O tratamento com lentes e facetas deve ser indicado após a constatação de que os dentes, gengivas e outros componentes da cavidade bucal estão saudáveis”, alerta Sergio Brossi Botta.

Preciso desgastar meu dente?

Apesar de haver grande propaganda nas redes sociais sobre os tratamentos com lentes de contato serem feitos sem nenhum desgaste dental, isso só ocorre numa minoria de casos, menos de 7%. “Na maioria dos casos precisa haver um certo desgaste dental para as lentes de contato ficarem bem adaptadas ao dente do paciente e obter os resultados desejados de cor, forma, posição e tamanho. Esta adaptação é muito importante, evitando excesso na região próxima à gengiva”, diz Virginia M. C. Pinto.

As lentes são indicadas para meu caso?

As lentes de contato são indicadas em vários casos: fechamentos de diastemas, que são o espaço entre os dentes; alterações de formato dental; estabelecimento de proporção adequada entre altura e largura, especialmente para dentes muito pequenos ou dentes escuros, além de outros casos.

“O tratamento é contraindicado para pacientes com problemas nas articulações temporo mandibulares ou com o bruxismo, por exemplo. Neste caso, podemos lançar mão de outros tratamentos prévios e após o controle reabilitar esteticamente o paciente. Pacientes com apinhamento dentário, deverão ser submetidos a tratamento ortodônticos previamente quando possível”, alerta Sandra. As lentes de contato não são indicadas quando a questão estética pode ser resolvida com outros tratamentos menos invasivos, como clareamento dental, ortodontia ou recontorno estético com restaurações de resina composta por exemplo. Também não é recomendado para dentes com perdas estruturais severas, sendo neste caso a indicação de outros procedimentos protéticos para resolução do caso.

Dura quanto tempo?

“Pode durar de 10 a 15 anos - um pouco menos ou um pouco mais -, dependendo dos cuidados do paciente. O ideal é realizar visitas anuais ou semestrais ao dentista para checar se está tudo certo”, indica Sergio.

As lentes de contato necessitam de um pouco mais de cuidado na higienização bucal. Atenção especial ao fio ou fita dental também deve ser redobrada, principalmente nas áreas de emenda dos dentes com as próteses, a fim de se evitar o surgimento de lesões de cárie nos dentes e inflamação gengival.

O procedimento tem risco?

Feito por um profissional capacitado, o procedimento não apresenta grandes riscos. “Tome muito cuidado no momento de escolher o dentista que fará seu tratamento. Quando o profissional escolhido não tem experiência e nem fez um treinamento adequado, existe grande chance de você ter problemas”, orienta Virginia.

Segundo a especialista, se o dentista desgastar muito o dente, o paciente pode ter uma sensibilidade dentária, que ocorre pelo desgaste da camada de esmalte expondo áreas da dentina, onde existem terminações nervosas que causam a dor. Por isso, o laminado cerâmico cimentado deve vedar esses túbulos para que essa sensibilidade não ocorra ou diminua com o tempo.

Se houver um excesso de material no limite entre a lente de contato e a gengiva, pode ocorrer inflamação gengival, acúmulo de bactérias e infiltrações de cárie na linha de emenda entre o laminado cerâmico e o dente.

Posso retirar as lentes depois?

Não, o tratamento é definitivo. Uma vez colocada, a lente só pode ser substituída, mas não removida totalmente, visto que o dente original permanecerá desgastado.

Podem ocorrer manchas nas lentes?

Lentes de contato dental de porcelana não costumam manchar por qualquer coisa, contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua. Desse modo, é possível aproveitar um sorriso bonito e branco por muito mais tempo.

anhanguera.comblog.anhanguera.com | www.kroton.com.br

Nenhum comentário: