terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Cinco hábitos que fazem seu cabelo afinar

A cabeleireira Janny Mota dá dicas de como evitar o afinamento dos fios 

É absolutamente normal se sentir incomodado, seja homem ou mulher, com os cabelos afinando e se tornando ralos ao longo da vida. E mesmo que seja muito comum em inúmeras pessoas, suas causas podem vir a ser sérias em algumas situações, como fatores genéticos, ou mais simples, como o uso de muita química nos fios. A cabeleireira Janny Mota separou algumas dicas de como cuidar do cabelo e evitar que ele afine. Dá só uma olhada! 

O que é cabelo afinado? 
É quando o folículo piloso, um dos componentes da estrutura capilar, está estupido ou enfraquecido.  Esse afinamento se torna visível quando há diminuição de volume ao prender o pentear, ou também pela facilidade de se enxergar o couro cabeludo. Lembrando que é normal que os fios afinem ao longo da vida, por isso não é um fator preocupante em idosos, por exemplo. 

Cinco possíveis causas para o afinamento dos fios e como tratá-las:

Caspas - evite passar condicionador no couro cabeludo; Use shampoos anti-caspa; Evite enxaguar os fios com água muito quente.

Excesso de oleosidade - basicamente o mesmo que para o tratamento das caspas: evitar usar condicionador e máscara no couro cabeludo, usar shampoos adequados para o seu tipo de cabelo e evitar a água quente a todo custo. No máximo, enxaguar com água morna. 

Excesso de químicas - além de afinar os fios, o excesso de químicas também pode causar queda de cabelo, ou seja, a ideia é que quando for feita, haja um bom tratamento junto. Como, por exemplo, um cronograma capilar com hidratação, nutrição e restauração. 

Uso de chapinha/secador em excesso - as fontes de calor sempre deixam os fios mais fracos, o ideal é que junto a elas também haja produtos de hidratação e utilizar protetores térmicos.

Má alimentação -não só afinamento do cabelo, como também queda dos fios, enfraquecimento, entre outras coisas. O bom funcionamento de todo o corpo está ligado à alimentação, logo, com os cabelos não seria diferente. Cuide bem do que você come, para ter cabelos lindos e saudáveis.

Nenhum comentário: