segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Mitos e verdades sobre tatuagens

A tatuagem é o tipo de arte que vem sendo bastante buscada pelas pessoas. Desde as artes mais simples às surrealistas, o que não faltam são opções viáveis para que o desenho seja perfeito em todos os aspectos. A tatuadora Julia Sanguenetto (foto), reconhecida nacionalmente, fez uma lista de mitos e verdades sobre o procedimento. Confira:

1- Pessoas com tatuagem não podem doar sangue?A questão de doação de sangue é em relação a doenças transmissíveis, como hepatite, HIV, que são doenças que têm um período de manifestação no corpo diferenciado de outras doenças, essas doenças podem estar no seu corpo e serem negativadas em teste em até um ano, por isso o prazo para doar sangue é de 1 ano sem fazer tattoo, no mais sem problema algum tatuados doarem sangue.
2- Diabéticos não podem fazer tatuagem?Diabéticos podem sim fazer tatuagens, o único cuidado é que para fazer o procedimento a taxa de glicemia tem que estar controlada e geralmente peço para que consulte o médico para liberar o procedimento.
3- Quem fez tatuagem não deve ir à praia?É recomendado que nos primeiros 30 dias após o procedimento a pessoa não entre em águas compartilhadas tais como, praia, piscina, hidromassagem, jacuzzis e saunas, se pede para não ter contato com esse lugares devido a alta taxa de bactérias e microorganismos presentes que podem causar danos graves a tattoo e a saúde da pessoa. Após esse período não há nenhuma restrição, só é recomendado o uso de um protetor solar para que a tatuagem permaneça bonita.
4- Alimentos condimentados, frutos do mar e chocolate não devem ser ingeridos?No decorrer da minha carreira o único alimento que realmente vai fazer algum dano significativo na tatuagem é a carne de porco devido a ser uma carne forte o corpo inflama para conseguir digerir a carne por completo e Nesse processo a tattoo inflama junto e acaba ficando com um aspecto não tão legal tendo que haver um retoque, no mais nenhum outro alimento é prejudicial se você já estiver acostumado com ele se for um alimento rotineiro. Não invente de experimentar aquele prato exótico depois da tattoo pode te dar alguma alergia ao alimento e você estragar a tattoo também.
5- É preciso evitar a prática de exercícios físicos nos primeiros dias?É importante evitar o exercício físico na parte tatuada, por exemplo, se você tatuar o braço evitar treinar braço nos próximos cinco dias, no mais é tranquilo fazer exercícios. Quando falo de evitar fazer o exercício isolado na parte tatuada é devido a vascularização do músculo que causa inchaço do mesmo e pode prejudicar a tatuagem que ainda não está firme na pele, podendo movimentar o traço ou expandi-lo.
6 - Linhas engrossam com o passar do tempo?Não é uma regra à risca, mas sim com o tempo nossa pele tende a perder colágeno responsável pela sustentação da pele, e com isso os traços podem sim expandir um pouco. Por isso é importante ouvir as recomendações do profissional quando ele falar que a tatuagem vai ficar muito pequena e com o tempo ficaria ilegível, mas com o tempo a gente coloca uns 20 a 30 anos para começar a modificar alguma coisa.
7 - Hidratar a pele antes da sessão influencia no resultado final?Com toda certeza sim! Uma pele ressecada dificulta a entrada do pigmento (tinta) tornando o procedimento um pouco mais demorado e dolorido, então a hidratação da pele ajuda muito na hora de tatuar, eu sempre recomendo que pelo menos uma semana antes da sessão a pessoa comece a hidratar o local que vamos tatuar com hidratante e melhorar a ingestão de água para ajudar.
8 - Emagrecer, engordar ou ficar mais forte faz a tattoo deformar?Essa é uma pergunta muito relativa, por que vai depender da dimensão de ganho ou perda de massa a ponto de deformar a tattoo, você ganhar/perder 10kg ou 20kg não vai deformar, agora se for algo do tipo 60kg, 70kg aí já é uma mudança muito grande podendo assim ter alguma mudança na tattoo. E além de ganho/perda pode influenciar o local da tatuagem e o tipo de desenho.

Nenhum comentário: