quinta-feira, 2 de março de 2023

A CASACOR São Paulo, principal evento da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, começa o ano com muitas novidades, se preparando para apresentar de 30 de maio a 6 de agosto, no Conjunto Nacional, sua 36ª edição

Este ano, a mostra estará num espaço ampliado e terá mais de 11.000m² de área construída. A CASACOR São Paulo vai ocupar o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício

Para transformar o espaço e apresentar uma mostra surpreendente, a CASACOR convidou um elenco poderoso, que terá o desafio de dar luz ao tema definido pela equipe curadora: “Corpo&Morada”. Os profissionais vão apresentar projetos que façam referência à pele em que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta.

O elenco
Para comemorar 30 anos de parceria com a CASACOR, a Deca convidou um dos maiores nomes da arquitetura residencial no mundo, o arquiteto Sig Bergamin. Há três décadas, o arquiteto assinou um ambiente para a marca e agora, retorna para celebrar a longeva sinergia em máxima potência.

Já a Portinari, outra empresa do Grupo Dexco, trará para a CASACOR São Paulo um dos mais premiados arquitetos paisagistas do país: Alex Hanazaki, conhecido por seus projetos marcantes nas edições em que participou. Também do grupo Dexco, a Duratex, terá a arquitetura solar da carioca Paola Ribeiro.

LG convidou o escritório carioca, BC Arquitetos, com sede em São Paulo e projetos em todo o país e em Portugal. O catarinense Marcelo Salum, também estabelecido em São Paulo, vai assinar a Casa Riachuelo. E um dos talentos promissores, revelado pela mostra, o arquiteto Ricardo Abreu foi convidado pela Coral para projetar o ambiente da marca.

O trio paulista, Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Felipe Troncon, da Suíte Arquitetos, vai projetar o espaço da Cosentino. Outro trio, a Très Arquitetura, foi convidado pela Celmar que estreia na CASACOR São Paulo com ambiente proprietário. Bem como a Líder, que trará a dupla Figueiredo & Fischer, para fazer seu espaço.

Banho de Floresta
Botânico e paisagista, Ricardo Cardim, em parceria com a arquiteta Alessandra Caiado Cardim, promete ser uma das grandes atrações da mostra, trazendo seu conceito de Floresta de Bolso para o Conjunto Nacional. O elenco de paisagistas traz ainda os talentosos Ana Clara Ethel, Clariça Lima, Catê Poli e João Jadão, Ricardo Pessuto, Luciano Zanardo e a dupla Felipe Stracci e Luciana Pitombo, do Plantar Ideias.

Veteranos
Entre os nomes já consagrados pela CASACOR, a mostra terá a presença sempre aguardada de Guilherme Torres, além de Léo Shehtman e Brunete Fraccaroli.

Presença internacional
Dividindo seu tempo entre Bolívia e Brasil, o arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar é um dos convidados da edição. As participações internacionais não param por aí a a dupla de peruanos Augusta Pastor e Santiago Roose também estreiam na CASACOR São Paulo.

Giro Brasil
Cada vez mais, a CASACOR São Paulo recebe profissionais de outros estados brasileiros e nessa edição não poderia ser diferente, com a presença dos baianos Caio Bandeira e Thiago Martins e de Maria Clara Marback, Cristiane Pepe, Echatarina Brasileiro. 

Os mineiros serão representados por José Navarro, Fernanda RubatinoLetícia Nannetti. A mostra terá também os catarinenses Salvio Júnior e Moacir Junior do Studio CASAdesign, além de Tufi Mousse e Rodolpho Schier. Do Rio Grande do Sul, a CASACOR recebe o arquiteto Juarez Cruz.

Entre os cariocas, marcam presença Pedro Coimbra, Adriana Valle e Patricia Carvalho, da Migs Arquitetos. O arquiteto pernambucano Josemar Costa Junior também terá seu espaço na mostra e a sergipana Gleuse Ferreira completa o time.

Interior paulista
O interior do Estado de São Paulo também terá forte presença com projetos assinados por Gustavo Martins, Mônica Costa, Cacau Ribeiro, Silvia Camargo e Caru Cunha, além de Hellen Pacheco e Quintino Facci.

Pratas da casa
No time de arquitetos que se destacam na mostra desde o início da carreira, a edição traz Luiz Otávio Debeus, Ticiane Lima, Erica Salgueiro, Mauro Contesini, Tota Penteado e Ricardo Caminada, Barbara Dundes, Marcela Penteado, Gabriel de Lucca, Flávia Burin, Samuel Angelo e Guto Andrade.

Estreias de peso
Entre as estreias, temos a arquiteta e apresentadora do GNT Stephanie Ribeiro que divide a autoria do projeto com José Carrari Filho e Gabriel Ramires. A arquiteta e ativista social, Ester Carro, da ONG Fazendinhando. Além das arquitetas Audrey Caroline, Thamires Mendes, do Arqtab, que se juntaram a Maycon Fogliene, para projetar um estúdio 100% acessível.  

Estreiam também a dupla da AD/VPAndressa Danielli e Vanessa Pasqual, Bruno Moraes, Danielle Vit, Felipe Fichberg, Isabela Nallon, Juliana Cascaes, Rafael Zampini, Renan Altera e Rubia Vieira.

 CASACOR São Paulo tem patrocínio master Deca, patrocínio Coral, parceira de tecnologia LG, patrocínio local Duratex e Casa Riachuelo, apoio local Portinari, Fornecedor oficial The Bar e hotel oficial Radisson.

Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

https://casacor.abril.com.br | www.janelascasacor.com.br/
w
ww.facebook.com/casacoroficial|@casacor_oficial/@casacor_sustentavel

Nenhum comentário: