terça-feira, 28 de março de 2023

Autobronzeadores garantem a cor do verão o ano todo

Esteticista explica como os autobronzeadores agem na pele e indica o passo a passo para a aplicação correta

Os produtos trabalham na pele por meio da dihidroxiacetona (DHA), molécula que age com alguns componentes das células presentes na primeira camada da pele, formando um pigmento responsável pelo bronzeamento, chamado de melanoidina.

De acordo com a esteticista dermaticista Patrícia Elias, os produtos que resultam nesse pigmento são completamente naturais, e não prejudicam a estrutura e a saúde da pele como as radiações UVA e UVB. “Além da cor do verão, os autobronzeadores podem ser uma boa opção para quem busca cobrir algumas hipercromias, ou até mesmo aquelas manchas de picadas de inseto que são indesejadas”, explica.

Um dos principais perigos em usar o autobronzeador, no entanto, é descartar o protetor solar. “Ele é de extrema importância, pois a melanoidina não protege contra os raios ultravioletas.  Portanto, mesmo com o bronze em dia, é necessário manter o uso diário do protetor mesmo com o fim do verão”, alerta a dermaticista.

Para garantir um efeito esperado, Patrícia indica um passo a passo da aplicação correta. Confira:

- Antes da primeira aplicação, é importante esfoliar a pele para obter um resultado uniforme. “Não esqueça de áreas como cotovelos, joelhos, pés e tornozelos”, ressalta a esteticista;

- Seque a pele antes de usar o produto. Se a aplicação for feita em partes úmidas, a absorção não será proporcional;

- Passe um hidratante para facilitar na hora de espalhar o produto;

- Evite aplicar em excesso em regiões específicas como joelho e cotovelo;

- Lave as mãos após a aplicação;

- Espere de 10 a 20 minutos antes de colocar a roupa.

A especialista ressalta também, que além dos produtos, quem quiser potencializar o bronze natural, basta consumir alimentos ricos em betacaroteno, pois além de atuar como antioxidante, melhoram a saúde e beleza da pele e potencializa o resultado de dentro para fora. “O betacaroteno é um verdadeiro aliado da pele. Combate os radicais livres que envelhecem a pele e ajuda a preservar o colágeno, deixando a pele mais firme e tonificada. Esse nutriente também ajuda na formação de melanina, que é responsável pela pigmentação e proteção contra radiação solar da pele, melhorando o bronzeado”, finaliza.

Nenhum comentário: