sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Alimentos que previnem celulite

A nutricionista Patrícia Cruz lista alguns alimentos que ajudam no combate a celulite e dá dicas do que é preciso para evitar essa inimiga das mulheres

Patrícia lembra que a celulite é uma imperfeição da pele que incomoda e assombra as mulheres. Para combater esse pesadelo, o melhor método é uma dieta balanceada, pois, a má alimentação e estilo de vida são duas coisas que estão relacionadas com o desenvolvimento de celulites. Por isso, uma alimentação equilibrada, beber muita água, realizar atividades físicas e evitar o fumo é essencial.

 “Diretamente não existem alimentos que causam a celulite. Porém, alguns são capazes de aumentar processos pró-inflamatórias, como os carboidratos simples tipo farinha branca, açúcar, doces, refrigerante, que levam ao ganho de peso e consequentemente à inflamação”, afirma Patrícia.

A profissional explica também que existe dieta para combater a celulite, baseada numa alimentação que inclui alimentos fontes de antioxidantes com um conjunto vitamínico composto por Vitamina E, Vitamina C, zinco, selênio e ômega 3. “É uma dieta que ajuda na prevenção de celulites, pois, todos eles são responsáveis por reduzir substâncias pró-inflamatórias que o excesso de gordura promove, os cereais integrais, como arroz integral, aveia, granola, linhaça, entre outros, também são ótimos no combate a celulites”, conclui.

Conheça os seis alimentos que ajudam na prevenção das tão temidas celulites:

Algas: fonte de iodo, coadjuvante na regulação dos hormônios tireoidianos, evitando flutuações hormonais.

Aveia e Arroz Integral: têm baixo índice glicêmico e auxilia no trânsito intestinal, aumentam a saciedade, ajudando na redução de peso. Fontes de cromo, atuam no metabolismo dos carboidratos. Isso inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

Azeite de oliva extra virgem: fonte de gordura monoinsaturada, anti-inflamatória, vitamina E. Ele possui ação anti-inflamatória que combate os edemas acarretados pela celulite.

Castanha-do-pará: fonte de selênio, evita o envelhecimento celular.

Frutas cítricas: fontes de vitamina C – potente antioxidante e anti-inflamatória. Reduz as lesões celulares  causadas pelos radicais livres. Elimina toxinas e diminui o volume das células.

Maçã: rica em pectina auxilia no bom funcionamento intestinal, ajudando a neutralizar as toxinas do organismo. Além disso, a maçã forma um gel no estômago que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras.


Patrícia Cruz lembra que a obesidade não é condição necessária para a celulite se instalar, ela também pode acontecer em silhuetas emagrecidas. “Além de uma alimentação equilibrada, é preciso ter um estilo de vida saudável, praticar atividade física, evitar cigarros e bebida alcoólica e, dentre outras, reduzir o consumo de sal. Também é muito importante não se esquecer da ingestão de água ao longo do dia. Os cremes anticelulites quando prescritos por médicos e usados de forma correta tão são bem-vindos na briga contra esse mal,” completa a nutricionista.

Nenhum comentário: