sexta-feira, 3 de março de 2023

Aromaterapia, uma solução para o bem-estar e saúde

Por Andrew Silva Alfaro (*) 

Aromaterapia é a arte e a ciência que visa promover a saúde e o bem-estar do corpo, da mente e das emoções, pelo uso terapêutico do aroma natural das plantas por meio de seus óleos essenciais. O termo aromaterapia foi criado em 1928 pelo químico francês René-Maurice Gattefossé e, atualmente, possui sua eficácia terapêutica reconhecida em diferentes países, principalmente, na Inglaterra e na França, onde é amplamente pesquisada, sendo utilizada por diferentes profissionais em todo o mundo. 

 No Brasil, a aromaterapia pode ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS), no (SUS), pela Portaria n.º 702 de 21 de março de 2018. 

 A forma mais simples de realizar aromaterapia é com o auxílio de um difusor. Assim, ele pode ser usado para dispersar o perfume de forma gradual, evitando o excesso de estimulação olfativa. O difusor com varetas funciona de forma fria, com a dissipação de odores por meio da evaporação do álcool de cereais. 

 Entre os benefícios da aromaterapia estão: aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, dor, depressão, resfriado, promover o bem-estar e fortalecer as defesas do corpo. Essa terapia revela que existem ligações entre o olfato e os sentimentos. 

 Andrew Silva Alfaro graduado no curso de Auditoria em Saúde e pós-graduado no curso de Auditoria em Saúde pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Atualmente atua como professor (tutor) nos cursos de Gestão em Vigilância em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares pelo Centro Universitário Internacional Uninter. 

Nenhum comentário: